BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: Ronaldo Barbosa comemora 40 anos de arte e design com mega exposição no Palácio Anchieta

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ronaldo Barbosa comemora 40 anos de arte e design com mega exposição no Palácio Anchieta

Uma noite gloriosa que referenda e chancela o encontro da arte e do design e a capacidade de fazer conexões culturais entre o Brasil e o mundo. Essas são algumas marcas do trabalho de Ronaldo Barbosa, um capixaba que com toda pluralidade de sua obra completa 40 anos de carreira, em plena atividade e vigor.
Pioneiro do design no Estado e uma das principais referências na arte contemporânea, o artista, designer e gestor cultural, celebra as quatro décadas do seu percurso profissional com um pacote de homenagens preparado em parceria com um time formado por grandes nomes do cenário cultural do Brasil. No dia 17 de agosto, será aberta a exposição “RB40 – Ronaldo Barbosa 40 Anos de Arte e Design”, no Palácio Anchieta, com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, do Instituto Sincades e das empresas Vale e ArcelorMittal.
Foi lançado, também, o livro “RB40 – Ronaldo Barbosa 40 anos de Arte e Design”, escrito a quatro mãos pela jornalista especializada em design e ex-diretora do Museu da casa Brasileira, Adélia Borges (SP), e pela historiadora Élida Gagete, também de São Paulo. A publicação contempla fotos, desenhos, projetos e depoimentos de várias personalidades nacionais, como os artistas plásticos Shirley Paes Leme e Hilal Sami Hilal; as empresárias Maria Alice e Letícia Lindenberg, da Rede Gazeta; Fábio Brasileiro, diretor da Vale; os designers Verônica Teicher e Flávio Lins de Barros, entre outros.
A trajetória de Ronaldo Barbosa sempre foi cosmopolita. Ele tem uma excepcional habilidade para lançar mão do que é local e transformar em uma linguagem universal. Foi assim lá atrás, na década de 1980, quando era professor da Ufes nos cursos de Arquitetura e de Design e lançou o vídeo Graúna Barroca, que rodou o mundo arrebanhando premiações. E é assim até hoje na gestão cultural do Museu Vale, que é considerado uma referência em arte contemporânea no País.
Seu escritório se tornou um dos mais importantes do país no ramo do design de exposições culturais, de implantação de museus temáticos e de centros de memória, acumulando projetos para instituições de prestígio Brasil afora. No desafio de criar museus, deu uma linguagem diferenciada, como o caso do Museu Vale, que está sob seus cuidados há 19 anos. E depois deste, vários outros projetos foram implementados pelo designer, artista plástico e multimaker.
É dele a autoria de museus como o do Náutico, no Farol da Barra, em Salvador, o Museu da Liturgia, em Tiradentes (MG), e Museu da Cachaça, em Salinas (MG). Também criou os Centros de Memória Ultragaz (SP),Copersucar União (SP), MRN (Oriximiná, Pará), Chocolates Garoto, Banestes e Águia Branca (ES). Todos eles serão representados, tanto no livro quanto na exposição, a partir de detalhados projetos expográficos.
A atuação como designer deu início em 1975, ano de sua formação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) do Rio de Janeiro, sendo o primeiro capixaba a se formar na área. Foi um dos fundadores do curso de Desenho Industrial da Ufes, onde deu aula por 27 anos. Não demorou para começar a se dedicar à criação de marcas. Poucos designers do País podem ostentar a criação de mais de duas centenas de marcas. Todas, sem exceção, estão no livro e poderão ser conferidas na exposição.
Na celebração de sua carreira, Ronaldo Barbosa apresenta trabalhos artísticos e de design desenvolvidos nas últimas quatro décadas, desde os primeiros desenhos até os dias de hoje, incluindo uma expressiva série de obras atuais que tem sido produzida em seu ateliê, no Morro do Canário, em Aracê, Pedra Azul, região serrana do Espírito Santo.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Toda a história contada no livro poderá ser conferida na exposição do Palácio Anchieta, que ficará em cartaz até o dia 12 de novembro. Na mostra, o público conhecerá as fases mais marcantes do artista e designer e terá a chance de viver uma experiência repleta de surpresas, atrelada à história do Espírito Santo e de outros estados.
A produção de Ronaldo, cuja obra faz parte do capital econômico dos anos 1980, ocupa sete salas do Palácio. O fio condutor da mostra é o desenho, que transita por sua trajetória como designer e artista. Todos os seus projetos passam primeiramente pelo desenho e depois é que tomam forma nos processos tecnológicos. “O desenho é uma constante em minha carreira. Cada trabalho feito até hoje começou a partir de um desenho”, conta Ronaldo.
Fotos Giovanni Albino
Abertura da exposição com Ronaldo Barbosa entre o Governador Paulo Hartung e a Primeira-Dama Cristina
O grande personagem e anfitrião da noite, Ronaldo Barbosa
Cristina e Governador Paulo Hartung com Eulália e Décio Chieppe
Elida Gagete, Vanda Klabim e Adelia Borges
Késsia e Nelson Saldanha com Nilce Chieppe Moura
Aurê Aguiar e Renata Cola
Andrea Lopes, Carol Veiga e Rose Frizzera
Karla Bichara com Cesar e Adriana Saade
Ronaldo Barbosa com Suely Matias e Marcos Murad
Regininha Destefani e Lara Brotas

Leda Cola e João Scalfoni
Cristina e Paulo Hartung entre Peti e Dulce Siqueira
Ronaldo Barbosa com Suely Chieppe, Angelo Dalla Bernardina e Juliana Kwak
Ulisses Pedruzzi e Ivan Aguilar
Bruna Medeiros e Sheila Basilio
Rodrigo Mattos e Ronaldo Barbosa
Rita Tristão, Adélia Borges e Patrícia Quentel
Leticia Lidenberg, Helder Trefzger e Maria AliceLlindenberg
Fernando e Marta Achiamé
Carol Ruas, Felipe Gomes, Patrícia Bragatto, Nicolas Soares e Fabricio Noronha
RB com Fabio e Georgia Brasileiro
Painel de 18 metros lineares onde estão expostas todas as marcas criadas pelo Studio Ronaldo Barbosa – 240 ao todo
Suíte Pedra Azul, série de cinco desenhos do cartão postal capixaba, uma revelação do olhar contemplativo e de reflexão que Ronaldo tem sobre seu refúgio
Trabalhos atuais de Ronaldo que estão na abertura da exposição. As obras são em papel Fabriano feitos com lápis de cor, grafite e bastão a óleo tratam de uma espécie de crônica da vida social contemporânea.

Thais e Hilal Sami Hilal

Tudo começa no desenho

SERVIÇO

Exposição Ronaldo Barbosa 40 anos de Arte e Design
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.
Período: de 18 de agosto a 12 de novembro de 2017.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
Agendamento de visitação: (27) 3636-1032