BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: JULIANA DADALTO LANÇA COLEÇÃO DE JÓIAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

JULIANA DADALTO LANÇA COLEÇÃO DE JÓIAS

A designer Juliana Dadalto apresentou ontem a coleção de jóias Pranvere Soeta. Veja a seguir uma entrevista com essa talentosa artista, e também as fotos do lançamento da coleção:


Como você iniciou nesta área do design?
Sempre fui muito criativa, e encantada pela área do design. Mas na época do vestibular, tempo de escolhas e decisões, não achei que o design fosse o melhor caminho profissional. Cursei e me formei em arquitetura. Isso me proporcionou muitos contatos com o mundo da arte. Viajei muito, morei fora, tive muitas experiências. Foi muito bacana e válido por isso, mas mesmo assim, nunca me senti confortável na área de arquitetura. Em 2009 resolvi ir atrás do meu sonho. Foi o ano em que participei de um curso direcionado para empresas familiares, e que foi muito motivador. A partir desse curso decidi definitivamente iniciar uma nova caminhada. Após essa decisão, me matriculei em um curso de design em Belo Horizonte. O curso foi mais voltado para o lado do mercado de pedras preciosas, e foi de grande importância para o início do meu trabalho.

Fale um pouco sobre a Florrih:
A Florrih iniciou suas atividades em setembro de 2010. Este primeiro ano de trabalho foi mais experimental, com a produção dos mais variados tipos de jóias. Hoje, estamos direcionando mais para o mercado de luxo, que me proporciona muito mais possibilidades enquanto designer e artista.
A Florrih só faz jóia única, e isso vem a ser o nosso diferencial de mercado. Tenho muita criatividade, e desse modo tenho muito mais liberdade para criar, já que não tenho que me preocupar com quantidade determinada de pedras para um modelo de peça, moldes, etc. Trabalhando dessa maneira, existe a liberdade de poder fazer a jóia à mão, que é a maneira que traz o melhor resultado. Fora isso, ninguém quer ver um modelo igual ao da sua jóia circulando por aí, não é?

Quais são as maiores fontes de inspiração para o seu trabalho?
A criação pode ser espontânea, simplesmente com anotações repentinas no papel. Em outros casos surge de observações cotidianas, como uma flor ou uma paisagem por exemplo. Sou muito contemplativa e reservada. Gosto de estar em família, não sou adepta da badalação. Dessa forma, a cabeça está sempre boa e as idéias aparecem com maior freqüência. 
Procuro estar antenada sobre o que acontece no mercado, isso é indispensável. Mas não gosto de me inspirar muito no trabalho de outros designers, pois dessa forma posso desenvolver mais e mais a minha identidade como artista.

Fale um pouco sobre a coleção:
A coleção foi feita para o restaurante Soeta. Sou amiga da proprietária, e já havia algum tempo que estávamos planejando isso. De alguns brainstormings e da idéia do restaurante - sofisticado, despretensioso - pensei em jóias que tivessem cores que pudessem remeter à culinária e ao restaurante. O nome da coleção, Pranvere, significa primavera no idioma albanês. Outra preocupação minha ao fazer a coleção foi a de fazer com que as peças remetessem ao frescor dessa estação. As peças dessa coleção foram trabalhadas em pedras preciosas como ouro amarelo 18 kilates, quartzo, prasiolita, rubelita e diamante. 

Juliana Dadalto

 Peças da coleção Pranvere Soeta

  Brunela Breder

Outras criações

Fernando Rabello, Henrique Ottoni e Bia Menezes, Mayra

Rita de Cássia Maria, Juliana e Silvana Pedra

Chiquérrimas

 Letícia e Fábio Ruschi